Porquê HD?

HD vem de Honest Dentistry, principio este que guia toda a minha prática clínica.

É dedicar tempo a criar uma ligação genuína com o paciente — compreensão, escuta ativa e explicação de cada etapa do plano de tratamento, tanto técnica como emocionalmente.

O objetivo é que o paciente entenda verdadeiramente todo o plano, concorde ou discorde de forma informada, e tenha consciência do que cada opção implica — seja um desgaste irreversível, ou não, por exemplo.

O conceito Honest Dentistry considera a pessoa como um todo: o seu perfil, personalidade, grau de envolvimento, disponibilidade emocional, expectativas e realidade financeira. Porque cada sorriso tem a sua história — e merece ser tratado com transparência e humanidade.

(…) o the HD circle nasce deste mesmo princípio (…)

Mas aqui, a honestidade não se limita à relação com o paciente.

E esta comunidade nasce de uma necessidade e vontade real de desmistificar o idealismo e o “elitismo” da Medicina Dentária, assim como da vida em si de um médico dentista.

Porque trabalhar em clínica não é só sobre técnica — é também sobre saber colocar a cabeça no lugar, tomar decisões difíceis, lidar com pessoas… e às vezes, sobreviver/gerir emocionalmente a tudo isto e muito mais.

O the HD Circle é um espaço seguro e direto, onde o que pretendo cultivar é seres honesto contigo próprio, com a profissão e com a vida - que muitas vezes nos adora dar “chapadas”.

Sem filtros e sem show-off.

• Dicas práticas e mindset realista para o dia a dia clínico

• Estratégias para lidar com pacientes, colegas e chefes

• Reflexões sobre ética, comunicação, limites e burnout

• Pensar fora da caixa aka MacGyver Dentistry

• E aquele empurrãozinho que às vezes faz falta para não desistir

as vertentes abordadas

como comunicamos?

A comunicação é unidireccional. E porquê? Porque quero que seja um espaço seguro e de boa energia, e de modo a evitar conversas paralelas ou falta de segurança emocional geral, quero ter a certeza que se sentes bem aqui, motivado e nunca julgado ou “menos que alguém”.

Poderás enviar sempre dúvidas mais específicas por mensagem privada e eu respondo no canal, nunca identificando a pessoa em questão, para que todos possam aprender da experiência/ dúvidas de todos.

Aqui, não existem perguntas “básicas” ou “estúpidas” — só colegas com vontade de querer quebrar o ciclo de que só alguns vingam ou conseguem ser felizes na nossa profissão.

Porque aqui, a honestidade também se pratica entre colegas.